sábado, 1 de outubro de 2011

VAMOS MASTIGAR????

A recomendação dos pediatras na modificação da alimentação dos bebês , acrescentando alimentos e modificando a consistência tem vital importância no desenvolvimento e crescimento facial, estimulando e acompanhando as mudanças na estrutura da criança.
Peguei essa tabela com um pediatra, achei muito interessante !  É uma referência de períodos para esta modificação dos alimentos para melhor estimular, sem apressar ou atropelar etapas(essas tabelas são referências, podendo ser modificadas conforme orientação do seu pediatra e necessidade de cada criança).

0 à 2 meses
Reflexos Orais
Postura primitiva de boca
Mamadeira X Seio Materno
3 à 4 meses
Amassamento na mastigação
Mamadeira X Seio Materno
Mandíbula mais estabilizada
5 à 6 meses
Lábios abertos na deglutição
Língua se movimenta em todas as
direções
Mamadeira X Seio Materno
Introdução de Alimentos pastosos (sucos e sopas)
7 à 8 meses
Lábios com movimentos para baixo
e para frente
Alimentos pastosos e amassados,
legumes cozidos, frutas raspadas
9 à 10 meses
Capaz de beber em copo
legumes cozidos, frutas em peda-
ços, biscoitos
11 à 12 meses
Eleva ponta de língua
Lábios fechados na deglutição
Inicia alimentação próxima da do
adulto – sólidos

Além de permitir a quebra dos alimentos e o início da absorção dos nutrientes, a mastigação é extremamente importante para a formação e crescimento harmônico dos maxilares e da face da criança. Muitas vezes as crianças têm preguiça de mastigar (realmente é mais fácil quando a comida está pastosa ou amassada)então, seja paciente! Amasse a sopinha com um garfo ou colher, no lugar de bater no liquidificador, ofereça pedacinhos de frutas, no lugar de amassá-las por completo! E tente! Vamos estimular a mastigação da criançada! Com certeza no futuro vocês não irão se arrepender!


Comprei agora nos EUA para o meu filho, uma telinha que dentro pode ser colocado pedacinho de fruta ou legume para eles usarem como se fosse um “sorvetinho”! Achei uma maneira legal para estimular a mastigação e o contato da criança com alimentos saudáveis, diminuindo o risco de asfixia , uma vez que impede que pedaços grandes sejam engolidos! Aqui no Brasil já vi em várias lojas para vender !

Nenhum comentário:

Postar um comentário