quarta-feira, 28 de março de 2012

CUIDADOS GESTANTES! PARTE 1

Hoje vou escrever para as gravidinhas ou futuras gestantes de como é importante cuidar da saúde bucal nesta maravilhosa fase!
Durante a gravidez, as mulheres passam por muitas mudanças hormonais. É  incrível ver como nosso organismo reage a essa nova fase, tudo muda! O cabelo, a pele, o corpo, sensação térmica, o olfato, o paladar, e lógico, a boca! Nesse momento da vida da mulher, ela deve visitar o dentista com mais freqüência. Minhas pacientes gestantes eu gosto de ver a cada 3 meses;desde o momento em que descobrem a gestação até o pós parto, pois devido a todas essas mudanças, aumentam o risco de desenvolverem cárie e principalmente inflamações gengivais. É uma fase muito crítica, que merecem cuidados especiais. Meu planejamento com gestantes envolve: orientação e cuidados redobrados com técnicas de higiene bucal, manejo do fio dental(extremamente importante), profilaxias com: ultra som, raspagens e jato de bicarbonato; aplicações tópicas de flúor e uma inspeção extremamente cuidadosa com sonda, ja que radiografias são proibidas nessa fase, para diagnosticar possíveis cáries e restaurações defeituosas.

Por que a gestante pode ter mais cáries???
Na verdade o que ocorre, é o aumento do risco de desenvolver cáries. As mudanças na dieta(introdução de mais carboidratos e maior frequencia alimentar), mudanças na higiene oral(desatenção e /ou dificuldades na escovação devido a ânsias de vômito) e ainda a maior ocorrência de vômitos podem desequilibrar o meio bucal. Esse desequilibrio, se não for acompanhado de cuidados especiais, pode causar uma descalcificação da estrutura dental, que leva a cárie.

Por que a gestante tem bastante sangramento gengival???
Ocorre uma predisposição na gestante para desenvolver gengivite devido às alterações hormonais, que levam o seu organismo a responder de forma exagerada à presença desses microorganismos. Portanto é necessário um controle adequado: limpeza  diária dos dentes com escova e fio dental, sendo a qualidade desta limpeza mais importante do que a frequenica e profilaxias realizadas por um cirurgião dentista.

  Amanhã vou postar sobre os cuidados que a gestante deve ter para a saúde bucal do seu bebê, que começa a formar desde o momento da concepção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário