sábado, 28 de abril de 2012

CÁRIE DE MAMADEIRA

Cárie precoce da infância, cárie severa da infância, cárie de acometimento precoce ou cárie rampante; vulgo CÁRIE DE MAMADEIRA.

"A cárie de mamadeira é um tipo específico de cárie rampante, de aparecimento súbito, que afeta precocemente os dentes decíduos(de leite) de crianças em idades precoces. É resultante da ingestão prolongada e freqüente de leite materno ou mamadeiras contendo leite, sucos e chás, enriquecidos ou não com açúcar, mel e achocolatados, durante o dia e nas horas de sono. Caracteriza-se por envolver grande número de dentes, ter evolução rápida, ocasionar extensa destruição do dente, atingir superfícies dentais consideradas de baixo risco à cárie e ter um padrão de envolvimento dental definido, afetando os dentes de leite na seqüencia em que irrompem na cavidade bucal."

Mães e pais, este é um assunto bem importante e delicado. A cárie de mamadeira, tem uma progressão rápida e acomete crianças, geralmente, entre 1 e 3 anos de idade. O aspecto clínico dos dentes afetados pode variar desde pequenas desmineralizações até a perda de toda a estrutura da coroa do dente, com inflamação localizada na margem gengival.

Métodos de preveção:
  • Se seu filho ainda for um bebê e tiver no peso ideal, pergunte antes ao pediatra, mas tente não oferecer mamadas pela madrugada. Alimente-o bem antes de dormir. Segundos alguns pediatras que tenho contato, bebês que mamam bem durante o dia, não precisam se alimentar ao longo da noite.
  • depois de 1 aninho de idade, tentar eliminar mamadeira ou seio da criança,principalmente de madrugada.  Pergunte ao seu pediatra, mas eu acredito que nenhuma criança com peso e estatura ideal precise se alimentar durante a madrugada. Essas mamadas podem ter virado rotina, um vício e precisam ser eliminadas. É difícil, sim, muito difícil, mas valerá a pena. Tentem no lugar do leite da madrugada,oferecer água ( ao longo do dia, aumente um pouco a ingestão calórica do seu filho, para ele não ter fome durante a noite). Não vai ser fácil na primeira semana, mas se vocês persistirem, vai dar certo, chegando em um ponto em que a criança eliminará o hábito das mamadas noturnas.
  • Escove os dentes do seu filho. Tem que escovar. Nunca deixe que sua criança  durma  sem escovar os dentes, isso é um prato cheio para esse tipo de cárie. E lembre que a progressão é rápida. Ela se forma de um dia para o outro.

O tratamento deve ser feito o quanto antes, para o alívio do sofrimento da criança. O tratamento é complexo e demorado, no entanto a parte mais difícil é com relação a própria criança (que geralmente não colabora devido à idade).






'
Destruição coronária em massa.




Presença de extensas lesões de cárie localizadas nos incisivos superiores.












Juliana Suss R. Riskalla- (41) 32544232- julisuss@yahoo.com.br



8 comentários:

  1. Excelente post! Obrigada por nos alertar!

    ResponderExcluir
  2. É bom alertar, pois a cárie de mamadeira está bastante presente no dia a dia do consultório!

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 2 aninhos e mama toda madrugada, vou começar a tirar a mamadeira dela hoje mesmo! é difícil, pois ja se tornou um vício, vou colocar agua ou um chá, assim como vc falou!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí!! Bernardo não mama de madrugada e escova a gengiva desde que nasceu!

    ResponderExcluir
  5. isso aconteceu com minha filha de 1ano e 5 meses!! ja marquei pediatra porém consegui marcar só pra daqui a uma semana ! exixte algum remedio ou algum geito de melhorar e evitar que as caries se almentem?? tirando a suspenção mamadeira! os dentes dela estão parecidos com o da ultima foto!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa!!!!
    Em primeiro lugar devemos tirar a mamadeira! Depois, escovar os dentes após TODAS as refeições! Dependendo da idade dela, escolhemos o melhor creme dental. NUNCA deixar ela dormir sem escovar os dentes e não alimenta-la durante a madrugada,
    Ir no odontopediatra e começar o tratamento preventivo e restaurador. Eu costumo fazer um diário alimentar da criança também!
    Fazendo assim, tudo vai dar certo!!! Você é de qual cidade???

    ResponderExcluir
  7. Lembrando que devemos fazer a higiente bucal do bebê, desde o seu nascimento!

    ResponderExcluir
  8. Verdade gente um alerta as mães minha filha mamava no peito a noite até os 2 anos e meio, quando fomos ver os dentes tinha muitas cáries e ainda por cima ela não deixava o dentista mexer, agora bem agravado o problema com oito cáries e hoje teve que extrair um dente mesmo assim só deixou por causa do gás fo riso, por isso que aconselho prevenir pois todos estamos sofrendo com ela; ; hoje ela está com 4 anos.

    ResponderExcluir