segunda-feira, 9 de abril de 2012

DEDOS....

Como mãe de primeira viagem e super interessada em assuntos ligados a maternidade, principalmente quando se trata de conseguir com que seu bebê durma a noite toda, eu estudei e muito os livros da Tracy Hogg “ Os segredos de uma encantadora de bebês”e “A Encantadora de bebês - resolve todos os seus problemas” que são maravilhosos! Sigo a rotina direitinho como a Tracy “manda” e dá tudo certo. Meu bebê é um anjo.... dorme bem, se alimenta bem, eu sei exatamente se tá com fome, sono, super estimulado, com fralda suja, etc. Mas lógico, como nada são flores, algumas coisas que lemos temos que filtrar. Tem uma parte, não me recordo a página, nem o capítulo, mas é no livro “Os segredos de uma encantadoras de bebês”que a Tracy sugere e gosta que os bebês chupem seus dedos. Segundo ela, é uma forma deles aprenderem a se acalmar sozinhos e irem adquirindo uma certa independência. Quando eu li isso, eu que estava apaixonada pelos livros me decepcionei. Claro que não parei de lê-los, afinal são “uma luz no fim do túnel”, mas acabei filtrando isso e algumas outras coisinhas (como devemos fazer em tudo o  que lemos). Chupar o dedo deve ter lá seu fundo emocional, psicologicamente falando  mas para mim sempre  foi demais. Eu sempre fui totalmente contra, odontologicamente falando. E vou escrever aqui o porquê:
- causa problemas sérios na oclusão da criança, como a mordida aberta e  a mordida cruzada, percebam a fotografia abaixo como os dentes de cima não tocam nos de baixo, cabendo perfeitamente um dedo entre a arcada superior e a inferior. E isso se agrava ao longo dos anos que seu filho fica com o dedo na boca. Na mesma foto também podemos visualizar uma mordida cruzada posterior.


-algumas crianças que chupam o dedo, adquirem o costume de coloca-lo no palato (céu da boca), fazendo com que este fique completamente fundo, moldado pelo dedo. E no ato de sucção, o dedo ajuda a inclinar os dentes anteriores: os de cima tentem a ir para frente e os de baixo para trás.
-é extremamente difícil remover o hábito de sucção digital de uma criança. Junto com o fator emocional, tem a questão de que o dedo faz parte do nosso corpo, então tá sempre ali “dando sopa”.
A melhor coisa a se fazer é, quando seu bebê  colocar as mãos e dedos na boca, tire e ofereça uma chupeta. A chupeta também causa inúmeros danos na oclusão, mas o hábito de chupar chupeta é mais fácil de ser eliminado. E quanto mais cedo melhor. Bebês tem necessidade de sucção, por isso de a chupeta, caso o contrário, ele vai descobrir os prazeres de chupar o dedo. Mas elimine assim que essa necessidade desaparecer, por volta dos 10 meses, para não tornar um vício mais tarde e os problemas na oclusão nem pensarem em aparecer.

6 comentários:

  1. Juliana...PARABÉNS pelo blog!!!

    Belíssimo conteúdo!!!

    Chico Bujardão Júnior

    ResponderExcluir
  2. Juliana, passei por maus bocados por conta do hábito da Catarina de chupar o dedo.Começou bem cedo, como poucos meses de vida. Fiz o que achei que deveria fazer... coloquei luvinhas. Em menos de uma semana ela perdeu a mania! Também não quis saber de chupetas... graças a deus a fase passou!
    Bjos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula! Que legal que a Catarina largou o hábito super rápido!!! Boa ideia a das luvinhas! Bjoss

      Excluir
  3. Juliana, SOCORRO!!!!
    Minha pequena tem quase 1 ano e meio e chupa o dedão, o que posso fazer pra ela perder esse hábito. E só pra completar ela agora deu de roer as unhas... Será ansiedade?
    Obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Renata!!!!! Essa idade da sua pequena é complicado, pois eles ainda não entendem que não pode chupar o dedo, já que ela tem esse hábito desde bebê! O que você pode tentar agora, é: toda vez que sua pequena colocar o dedo na boca, você tira e muda o foco da atenção dela para um brinquedo, objeto, desenho, alguma coisa que ela goste. Distraia ela quando você tirar o dedo! Enquanto ela estiver dormindo, você também tira o dedo! Quando ela completar 2 aninhos, você começa a explicar que não pode mais chupar o dedo, que dedo é só para bebês e pode fazer como a colega acima, colocar luvinhas! E sempre tirar o dedinho da boca, desde já! Quando eles são maiores e já entendem, eu gosto de fazer um "QUADRO DE RECOMPENSAS" pego uma cartolina, faço o calendário do mes e colo figurinhas nos dias em que a criança não dhupou o dedo! No final do mês, 'se tiverem bastante figurinhas, a criança ganha um prêmio como recompensa! Tente isso quando ela crescer mais um pouquinho! Em relação a unha: será que alguma coisa na vida dela ou da familia mudou que a deixou ansiosa??? Criança não gosta de mudar rotina e geralmente "atacam" as unhas! Caso se torne um vicio, faça também o "quadro de recompensa"!!! Espero ter ajudado!!!!

      Excluir